Algol “a chave para um futuro que vivemos hoje”

O desenvolvimento da linguagem Algol foi de certa forma um evento-chave na história das linguagens de programação, por ser a primeira linguagem de Programação estruturada de que se tem informação. A linguagem influenciou importantes projetos de novas linguagens e criou desafios técnicos para a construção de compiladores para essas linguagens, tornando-se um fator importante para a construção na época de um futuro para a programação, futuro que vivemos nos dias atuais e que talvez seria comprometido se ela não tivesse sido desenvolvida.

Primórdios IV – Algol

O Algol é uma família de linguagens de programação de alto nível voltadas principalmente para aplicações científicas. A linguagem começou a ser formulada em 1957 e teve sua primeira versão criada em 1958 e seu nome original foi International Algorithmic Language (Algol 58), na Europa, por um grupo internacional de cientistas de computação que finalmente, em 1960, definiram o Algol 60, o nome da linguagem em si provém das palavras “ALGOrithmic Language” que quer dizer Linguagem Algorítmica.

Algol especifica três sintaxes diferentes: uma sintaxe de referência, uma sintaxe de publicação e uma sintaxe de implementação, o uso de três sintaxes distintas permitia usar palavras chaves diferentes e convenções para pontos decimais (ou vírgulas decimais) de acordo com diferentes costumes nacionais.

As duas características principais da linguagem são: a clareza e a elegância da sua estrutura baseada nos blocos e o estilo de sua definição, que usa uma linguagem metalinguística para definir de forma concisa e relativamente completa a sua sintaxe, e a linguagem continuou sendo desenvolvida e enriquecida com novas construções e novos comandos que aumentaram seu potencial.

Para facilitar a definição formal da Linguagem Algol desenvolveu-se uma linguagem simbólica. Este simbolismo provê uma notação para resolver problemas quantitativos. A linguagem simbólica usada é chamada metalinguagem, isto é uma linguagem que é utilizada para definir outra linguagem.

A função da sintaxe de uma linguagem de programação é similar á da sintaxe de uma linguagem natural que especifica as regras que definem as construções válidas da linguagem. É importante conhecer a definição da linguagem de programação e permite que se encontrem os erros de um programa, já que se podem testar as construções mediante as construções sintáticas apropriadas.

A linguagem Algol pode não ter sido mesmo a chave para o futuro da programação como dizem alguns, mais certamente foi uma evolução necessária para a “criação desse futuro”, uma vez que ela foi influenciada pela linguagem Fortran e que posteriormente influenciou algumas linguagens como por exemplo Pascal, que por sua vez influenciou linguagens como a mundialmente famosa Java. Fazendo esta linguagem antiga ter sua importância e contribuir em algo na historia da programação.

Anúncios

Publicado em 2 de novembro de 2011, em Primeiras linguagens e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: