Evolução dos processadores Intel

Dentre as empresas ligadas a criação de e fabricação de processadores, a Intel é líder absoluta do ramo, e não é por menos, desde 1971, a Intel vem revolucionando o mundo da computação com processadores inovadores.

Em 1971 surge a Intel Corporation criada para criar componentes eletrônicos, sediada na Califórnia, EUA, eles lançam uma UCP em uma pastilha de circuito integrado, este recebeu o nome de INTEL-4004, este que possuía cerca de 2300 transistores e palavra de 4 bits, ele foi originalmente criado para fazer cálculos matemáticos.

Logo em seguida a Intel lança o processador 8008, este com 8 bits e palavra de 16K de memoria, porem este processadores era destinado a apenas a aplicações especificas, e ainda tinha problemas de pouca memoria, porem, mesmo assim a empresa vendeu uma quantidade significativa desse processador, então em 1973 a Intel lança seu grande sucesso da época o INTEL 8080.

Era o primeiro processador de emprego geral do mundo, este novo processado possuía um desempenho seis vezes maior que o seu anterior, com um clock 2MHz. Este executava um programa da Microsoft, o Basic, ele contava com uma memória Rom de 16Kb onde ficava o sistema, possuía 4Kb de memoria Ram, e seus controles era através de botões, e contava com disquetes com capacidade de ate 250 Kb.

Desde o surgimento do 8080 a Intel lançou vários modelos de processadores, a seguir uma tabela de traz alguns processadores que foram lançados posteriormente.

Microprocessadores Ano de Lançamento Palavra de dados Endereçamento maximo
Intel 4004 1971 4 1 Kbyte
Intel 8080 1973 8 64 Kbyte
Intel 8088 1980 16 1 Mbyte
Intel 80286 1982 16 16 Mbyte
Intel 80386 1985 32 4 Gbytes
Intel Pentium I 1993 32 64 Gbytes
Intel Pentium Pro 1995 32 64 Gbytes
Intel Pentium II 1997 32 64 Gbytes
Intel Pentium III 1999 32 64 Gbytes

Atualmente a Intel lançou sua nova família de processadores, o i3, i5, i7, cada um deles possui características diferente, com o objetivo de atender os diferentes tipos de usuários e atender a necessidade de cada um.

Vamos começar com o Intel i3, que é o processador de entrada da família, e feito para os usuários que desejam o processador potente para realizar de forma rápida tarefas mais básicas, este novo processador vem para substituir a antiga linha Core2Duo, o i3 vem equipado com um controlador de memória DDR interno, e um controlador de vídeo integrado, Intel HD Graphics que opera numa frequência de 733 MHz. O i3 conta com 2 nucleos de  internos, porem o i3 simula ate 4 núcleos, isso se dá ao recurso Intel Hyper – Threading, no qual cada núcleo de processamento consegue realizar duas tarefas simultâneas.

O i5 pode ser considerado o intermediário, ele vem para atender os usuários que precisam realizar atividades mais pesadas, a linha i5 possuem 8MB de memória cache (nível L3) compartilhada, utilizam soquete LGA1156, controlador de memoria DDR integrado, tecnologia Intel Hyper – Threading, e tecnologia Turbo Boost, na qual aumenta a velocidade do processador automaticamente, e trabalha verificando frequência, voltagem e temperatura do processador, quando nota uma baixa em um dos valores padrão utilizados pelo CPU, o turbo bosst aumenta a frequência do processador em ate 800 MHz, gerando um ganho considerável de velocidade.

E finalmente o i7, ele que pode ser considerado a ultima palavra em poder de processamento, ele traz 4 núcleos de processamento, memoria l3  de 8MB, controlador de memória integrado, a tecnologia HD boost e o recurso Intel QPI.

É comum processadores que trabalhão em conjunto com softwares, instruções especificas, no caso do i7 ele trabalho com o Intel HD Boost, a qual é responsável pela compatibilidade entre CPU e programas que usam os conjuntos de instruções a qual é responsável pela compatibilidade entre CPU e programas que usam os conjuntos de instruções SSE4, o qual gera um desempenho maior com aplicativos mais robustos.

O i7 conta também com uma nova tecnologia Intel QIP, na qual aumenta o desempenho do processador, aumentando a largura da banda, diferente de outras tecnologias que aumentam a tensão ou a frequência, aumentando a largura da banda, consegue uma transmissão maior de dados.

De Intel desde de sua criação ela revoluciona o mundo da informatica, com processadores com tecnologias novas e modernas, e com um custo acessível aos diferentes tipos de usuários, resumindo a Intel fez e continua fazendo jus ao titulo de líder absoluta do mercado.

Anúncios

Publicado em 4 de novembro de 2011, em TechZubsi e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: